ASSINE
search button

Relator da Lei Geral confirma venda de bebidas alcoólicas na Copa

Compartilhar

BRASÍLIA - O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa, confirmou nesta quinta-feira que vai manter em seu parecer a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante da Copa do Mundo de 2014, ao contrário do que havia sido divulgado na noite de quarta-feira, quando líderes haviam chegado a um acordo para retirar do relatório a permissão para a venda de bebidas. 

Ainda na quarta-feira à noite, em reunião na Casa Civil, o parlamentar recebeu a informação de que a liberação das bebidas fazia parte do compromisso assumido pelo governo com a Fifa para a realização da competição.

De acordo com Cândido, a confusão aconteceu porque a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, haviam afirmado na tarde de quarta-feira que a liberação de bebidas não fazia parte do acordo com a Fifa. O relator e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), então, decidiram retirar esse ponto das negociações. Ainda segundo o relator, assessorias jurídicas teriam induzido as ministras ao erro. O relator reforçou que a proposta será votada na próxima semana.

O presidente da Câmara, Marco Maia, classificou como uma "grande confusão" a polêmica sobre a venda de bebidas alcoólicas. Maia reforçou também que o Parlamento não pode ser pressionado por interesses da Fifa, e que o país, por ser democrático, discute exaustivamente todos os temas. Ele reforçou que a questão envolvendo a venda de bebidas é complexa e mexe com regras já existentes