ASSINE
search button

Copa: Rebelo reafirma compromisso com a Fifa sobre venda de bebidas alcoólicas

Compartilhar

O ministro dos Esportes Aldo Rebelo reiterou, em nota divulgada na noite desta quarta-feira, o compromisso assumido pelo Governo Federal junto à Fifa de permitir a venda de alimentos e bebidas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. O comunicado foi emitido horas depois de uma reunião entre líderes da base governista definir que o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios seriam proibidos durante o Mundial. 

>> Lei da Copa não vai permitir venda de bebidas nos estádios

Leia a íntegra da nota

"O Governo Federal esclarece que o compromisso assumido junto à FIFA relativo à venda de alimentos e bebidas nos estádios e outros locais durante a Copa do Mundo consta do Projeto de Lei originalmente encaminhado ao Congresso Nacional, em seus artigos 34 e 43, os quais foram mantidos no texto do Relator aprovado pela Comissão Especial.

O anúncio feito por de Rebelo demonstra um posicionamento confuso do governo em relação ao tema. Na tarde desta quinta-feira, o relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), chegou a afirmar que retiraria o artigo do seu substitutivo, que permite a venda de bebidas nas arenas, do texto a ser votado na próxima semana.

“Estamos entendendo que o governo não tem compromisso com esse artigo, não tem compromisso com a Fifa em relação à venda de bebidas nos estádios. Cabe a nós retirar do texto o dispositivo. Eu acho que fui induzido ao erro nesse item. Nesse caso, como é posição do governo e já havia várias rejeições, a base está achando melhor não encaminhar isso a voto”, disse. Depois, o deputado voltou atrás e declarou que o governo não havia sinalizado a possibilidade de a lei ser votada ainda hoje sem mencionar venda de bebidas.

A venda de álcool nos estádios, proibida segundo o Estatuto do Torcedor, é o principal ponto que vem dividindo base aliada e oposição.