ASSINE
search button

SP: governo autoriza desapropriação de área para obra do Metrô  

Compartilhar

Decreto do governador Geraldo Alckmin, publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial do Estado de São Paulo, autorizou a desapropriação de uma área de mais de 81 mil m² necessários para a implantação da Linha 17-Ouro do Metrô (Jabaquara-Congonhas-São Paulo/Morumbi). A medida declara os terrenos de utilidade pública e permite a demolição de 51 imóveis nos bairros de Jabaquara, Vila Andrade, Morumbi e Vila Sônia.

Os proprietários e inquilinos dos 51 imóveis que serão desapropriados começarão a ser notificados nas próximas semanas pelo Metrô, segundo a empresa. Durante o processo de desapropriação, equipes da Coordenadoria de Relacionamento com a Comunidade do Metrô realizarão visitas às casas dos moradores para orientação e esclarecimentos em caso de dúvidas.

Esse é o terceiro decreto de utilidade pública para a implantação da Linha 17-Ouro. Nos dois anteriores, publicados em junho e agosto do ano passado, já haviam sido decretados 110 imóveis, somando uma área total de 41.579 m² nos trechos entre as estações Jabaquara-Morumbi (CPTM) e Estação Congonhas - avenida Jornalista Roberto Marinho.

A nova linha, que vai operar em via elevada e em sistema de monotrilho, conectará a rede metro-ferroviária ao aeroporto de Congonhas e atenderá importantes eixos de deslocamento da zona sul da capital.

Os trens passarão sobre as avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela prefeitura) e Jorge João Saad, atendendo também a comunidade de Paraisópolis. No total, serão 17,9 km de extensão e 18 estações, com demanda inicial estimada em 252 mil pessoas por dia. Técnicos do Metrô preveem que o primeiro trecho da linha, de Congonhas à Estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda, da CPTM), entre em operação em 2014.

Além da conexão com a Linha 9, a Linha 17-Ouro também se integrará com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada) e 4-Amarela, na Estação São Paulo-Morumbi.