ASSINE
search button

Nova ministra do STF toma posse na segunda-feira  

Compartilhar

A nova Ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, vai tomar posse no cargo na próxima segunda-feira, às 10 horas, na sede do Supremo, na véspera do início do recesso do Judiciário. Ele teve seu nome aprovado pelo Senado na última terça-feira, com 57 votos a favor, 14 contra e uma abstenção, e substitui Ellen Gracie, que se aposentou em agosto passado.

O presidente da AMB, Nelson Calandra, que deu a informação, classificou sua indicação e aprovação como a segunda vitória da AMB, pela chegada de mais um Magistrado de carreira na Corte mais importante do País. O primeiro foi Luiz Fux, escolhido para substituir Eros Grau. Desde que tomou posse, há um ano, Calandra vem defendendo a nomeação de Juízes de carreira, por meio da campanha de valorização da Magistratura.

"A Juíza é uma profissional com uma carreira dedicada ao estudo e ao trabalho, portanto, uma pessoa amplamente qualificada para ocupar o cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal. Sem dúvida, o fato de ser uma Juíza de carreira, vai fortalecer ainda mais a Corte", disse Calandra, pontuando que o País só tem a ganhar com sua trajetória, humildade e competência.

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre, em 1948. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1971, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com conclusão em primeiro lugar e como aluna laureada. Ingressou na Magistratura em 1976, quando se tornou Juíza do Trabalho. Em 1991, foi promovida, por merecimento, ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região. Em 2006, tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST).