ASSINE
search button

Lula deixa hospital em São Paulo e segue para São Bernardo

Compartilhar

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 20h deste sábado (29) e seguiu para sua casa, em São Bernardo (SP). Ele foi diagnosticado com um câncer de laringe e submetido a um exame para a retirada de um pedaço do tumor, que será analisado. 

Segundo os médicos, o tratamento de Lula deve se estender por pelo menos três meses. Nesta segunda-feira (31), os médicos vão decidir se o ex-presidente terá que se submeter à radioterapia, ou se poderá fazer apenas a quimioterapia. 

Na tarde deste sábado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o primeiro a visitar Lula, afirmou que o ex-presidente estava "bem" e que ele devia superar a dificuldade porque é "um lutador".

"É um problema que tem cura e foi pego no início. Esta é uma vantagem. Ele é um lutador e já superou problemas menores (sic) do que este", disse o ministro. Ainda de acordo com o primeiro político a visitar o ex-presidente, Lula se recupera bem da biópsia e perguntou como estava a família do economista. Mantega contou que o ex-presidente já estava rouco na sua festa de aniversário na última quinta-feira, mas declarou que ninguém reparou porque ele sempre teve tom de voz mais grave.

"Ele trabalha muito, dá muitas palestras, de modo que ninguém reparou nisso", disse Mantega. O ministro passou cerca de 20 minutos com Lula nesta tarde e disse que os exames certificaram que a doença não se espalhou pelo organismo. "Não houve mesmo metástase, os exames mostraram isso. Não se espalhou para outros órgãos", declarou.

Também na tarde de hoje, o médico gastroenterologista Raul Cutait afirmou que o ex-presidente reagiu "bem" à notícia de que tem câncer. De acordo com ele, que não faz parte da equipe que cuida do político, Lula se comportou normalmente no quarto. "Ele está falando, conversando, está bem disposto", disse o médico na ocasião. Questionado se o tratamento do paciente começaria na próxima segunda-feira, Cutait foi evasivo. "Isso ainda está sendo discutido", disse.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia. O câncer está localizado sobre a glote do ex-presidente.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Com Portal Terra