ASSINE
search button

MS: professor faz Enem para 'ver de perto' o que alunos passam

Compartilhar

Calouros, veteranos, treineiros e até professores se misturaram à massa de mais de 122 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul para o primeiro dia de provas. Alguns dos candidatos faziam o exame pela primeira vez, mas outros tantos já estão habituados ao teste que é realizado há dez anos no País.

Mais experiente, o professor de Física de uma escola particular de Campo Grande, Afonso Assmann faz a prova pela sétima vez e afirma que para sua profissão é muito importante. "Eu vejo de perto o que os alunos passam, sei como é a prova e consigo avaliar o que devo enfatizar na sala de aula", avalia. Ele destaca ainda que em todo esse tempo que realiza o Enem percebeu que a prova ficou mais "democrática". "A cada ano têm diferenças e têm abrangido mais os conteúdos, mostra um conteúdo amplo e creio que a prova hoje é melhor elaborada que em anos anteriores".

"Tremendo de medo", a jovem Alessandra Braz, 19 anos, chegou cerca de 15 minutos antes do fechamento dos portões para fazer a prova. "Estou muito nervosa. É a segunda vez que eu tento e dessa vez eu quero alcançar a nota", disse. Ela pretende uma vaga no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e diz ter se preparado para o exame. "Desde o começo do ano é esse o meu foco. Estudei tudo, mas na hora sempre dá nervoso, por causa da ansiedade".

Adriano Rodrigues Alves, de 17 anos de idade tenta entrar na faculdade pela primeira vez, mas já está acostumado com as provas do Enem. Ele faz o teste este ano para tentar uma vaga no curso de Engenharia Civil da UFMS, mas em 2009 e 2010 também fez as provas para "testar" seu conhecimento e se "habituar" com a prova. "Eu comecei a fazer o exame cedo para ver como é mesmo, me ajudou até mesmo a não ficar tão nervoso", afirmou.

Com apenas 15 anos, Adrieli Alves, que presta o exame pela primeira vez como "treineira", disse que vai fazer no ano que vem também. "Eu acho que a melhor forma de me preparar para quando chegar a prova de verdade é fazer antes. Daí eu posso ver como e chegar bem mais preparada".

Já Clemilton Santos, 19 anos, não teve tanta sorte. Ele perdeu o cartão de inscrição na sexta-feira e na hora de imprimir pela internet disse que não conseguiu. ¿Cheguei aqui na universidade porque a única certeza que tinha é que ia ser em um bloco daqui, mas não me lembrava onde". Mesmo buscando seu nome nas listas pregadas nas portas de entrada, ele não achou sua sala e perdeu a prova. "É meu primeiro Enem. Eu ia tentar para ver se alcançava média para algum curso, mas não deu certo. Acho que não era para fazer mesmo".

O estudante Guttenberg Martins, 19 anos, já faz faculdade de Medicina Veterinária em uma universidade privada na cidade de Jardim e foi para Campo Grande para fazer o Enem e tentar média para uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mas ele não chegou a tempo. "Estou bem triste, era minha chance de conseguir a bolsa total. Tenho só 50% e ia ser uma ajuda e tanto conseguir a integral", lamentou.

Recorde de inscritos 

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.