ASSINE
search button

Com mais de 5 milhões de inscritos, Enem começa hoje

Compartilhar

Mais de 5 milhões de candidatos deverão participar da maior edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a sua criação, em 1998. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da prova, incluindo fiscais de sala e outros profissionais de apoio. 

A maratona terá início neste sábado, às 13h, com a aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos terão 4h30 para a realização dos exames.

Amanhã, último dia do exame, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O candidato terá 5h30 para concluir o exame, que terá início às 13h e término às 18h30.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o país. A participação no exame também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.