ASSINE
search button

CE: fiscal espera atrasados e fecha portão 12 minutos depois

Compartilhar

Os portões do Colégio Ari de Sá Cavalcante foram fechados às 12h12 (horário de Fortaleza, 13h12 horário de Brasília). "Eu recebi a recomendação de esperar até chegar o último candidato que eu visse correndo, mas os portões devem ser fechados mesmo as 12 horas", afirmou o coordenador encarregado de fechar o portão. Como não é autorizado pelo Inep a dar entrevistas, ele pediu para não ser identificado.

Nos últimos minutos de acesso aos locais de prova em Fortaleza candidatos atrasado enfrentavam até o trânsito para conseguir chegar antes do fechamento dos portões. Pais e professores que faziam plantão na porta da escola, na zona leste da capital cearense, chegaram a ir até o meio da rua pedir que os carros parassem para garantir o acesso de candidatos. "O meu filho já entrou faz tempo, mas a gente fica aqui vibrando por todos, fazendo de tudo pra tentar ajudar", afirma a advogada Fátima Nogueira.

Até os vendedores ambulantes que aproveitaram a movimentação para as vendas vibravam tentando apressar os candidatos que chegavam nos últimos minutos. "Eu fico tão agoniada que até esqueço de vender", diz a vendedora Angela Freitas. Ela vendia água, chocolates e canetas pretas e acredita que o lucro é garantido.

Recorde de inscritos 

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.