Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

País

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi no Rio e SP

Portal Terra

As agências da prefeitura do Rio permanecerão fechadas durante o feriado de Corpus Christi, mas os serviços de emergência para água, luz e esgoto são concentrados através do telefone 1746. Quem precisar enviar postagens pelo Correio no feriado poderá utilizar a agência do aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, que funcionará das 8h às 15h. 

Confira o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro durante os quatro dias:

Bancos

Quinta-feira: Agências fechadas.

Sexta-feira: Funcionamento normal.

Sábado e domingo: Agências fecham.

Correios:

Quinta-feira: Todas as agências fecham, a não ser a do aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, que abre das 8h às 15h. 

 Sexta-feira: As agências funcionam normalmente. 

Sábado: Agências funcionam em horário de sábado.

Domingo: Agências fecham.

Shoppings: 

Quinta-feira: Ilha Plaza Shopping abre as lojas das 15h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h. O Recreio Shopping abre as lojas das 15h às 21h, alimentação funciona das 12h às 22h, supermercado e farmácias, das 8h às 21h. O cinema abrirá normalmente. O Center Shopping Rio abre lojas e restaurantes das 15h às 21h. O Plaza Shopping opera das 15h às 21h. No Shopping Tijuca, as lojas funcionam das 15h às 21h, e a praça de alimentação abre às 10h, enquanto a área de lazer opera a partir das 12h e ambas fecham às 22h. O Barra Shopping abre as lojas das 15h às 21h, mas somente as que fizeram acordo com o Sindilojas, enquanto alimentação e lazer funcionam das 10h às 23h. Shopping Grande Rio funciona das 13h às 21h, com praça de alimentação das 12h às 22h. O Bangu Shopping vai funcionar das 13h às 22h. Praça de Alimentação e lazer, das 11h às 22h. No Santa Cruz Shopping, as lojas funcionarão das 15h às 21h e a Praça de Alimentação, das 12h às 21h.

  Sexta, sábado e domingo: Ilha Plaza Shopping, Center Shopping Rio, Plaza Shopping, Shopping Tijuca e Barra Shopping tem funcionamento normal.

Metrô

Quinta-feira e domingo: Funciona das 7h às 23h, assim como os serviços de ônibus Metrô na Superfície. 

Sexta-feira e sábado: Trens circulam das 5h à 0h.

Barcas

Quinta-feira: Intervalos de 30 minutos na linha Niterói-Praça XV. A linha de Paquetá transcorre normalmente. Não haverá serviço nas linhas Charitas e Cocotá. 

Sexta-feira: Entre 5h40 e 10h e das 16h às 20h, os intervalos serão de 20 minutos na linha Niterói-Praça XV. Nos demais horários, o intervalo será de 30 minutos. A linha de Charitas funcionará com intervalos de 13 minutos nos horários de pico e de 50 minutos nos demais horários. Saídas para a Ilha do Governador: 7h, 8h, 9h20, 11h40, 14h, 16h20 e 18h40. Ilha do Governador-Praça XV: 8h10, 10h30, 12h50, 15h10, 17h30 e 18h40. 

  Sábado e domingo: Intervalos normais de 30 minutos na linha Niterói-Praça XV. Cocotá e Charitas não funcionam.

Lixo

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Coleta de lixo e poda de árvores ocorrerá normalmente. Para chamadas de emergência, a população deve entrar em contato pela central de atendimento da prefeitura, 1746.

Água

Quinta-feira: A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai fazer atendimentos emergenciais 24 horas através da central de atendimento da prefeitura, 1746.

Sexta-feira: As agências voltam a abrir.

Luz

Quinta-feira: Agências da Light fecham. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível 24 horas, podendo ser feito também pelo site www.light.com.br

Sexta-feira: Agências reabrem. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível 24 horas, podendo ser feito também pelo site www.light.com.br.

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em SP

O paulistano poderá participar de dois grandes eventos, mas também deve prestar atenção ao trânsito, que sofrerá alterações por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no feriado prolongado de Corpus Christi. A Marcha para Jesus e a Parada do Orgulho Gay alterarão não apenas as ruas, mas também a operação do Metrô. 

Confira o que abre e o que fecha na capital paulista nos quatro dias:

Água

Quinta, sexta e sábado: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online ocorre das 10h às 16h.

Domingo: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online não funciona.

Bancos

Quinta-feira: Agências bancárias fecham.

Sexta-feira: Agências funcionam normalmente, das 10h às 16h.

Sábado: Agências operam conforme horário de sábado

Domingo: Agências fecham.

Correios

Quinta-feira: Agências dos Correios fecham. Somente a unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9h às 17h. 

 Sexta-feira:Agências reabrem normalmente. 

Sábado: O expediente será das 8h às 12h para as agências que funcionam aos sábados.

Domingo: Agências fecham.

Procon

Quinta-feira: Postos de atendimento no Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera fecham. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Sexta-feira: Atendimento retomado das 7h às 19h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Sábado: Unidades funcionam das 7h às 13h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.

Domingo: Não há atendimento.

Comércio

Quinta-feira:Funcionamento dos estabelecimentos é facultativo e, se ocorrer, será das 8h às 20h. As lojas em shoppings funcionam das 14h às 20h. As praças de alimentação e áreas de lazer (incluindo os cinemas) têm horário diferenciado: das 11h às 22h.

Sexta, sábado e domingo: funcionamento normal nos horários habituais para esses dias.

Trânsito

Quinta-feira: A CET vai interditar vias do Bom Retiro e de Santana até as 3h de sexta-feira para realização do evento Marcha para Jesus. A avenida Tiradentes, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim, sentido aeroporto, terá sua pista local interditada a partir das 6h, enquanto que a pista expressa fica fechada a partir das 9h. A praça Campos de Bagatelle será interditada das 6h às 23h. Já a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campos de Bagatelle e a rua Professor Milton Rodrigues será bloqueada das 9h30 às 15h. A praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e a avenida Santos Dumont, nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Brás Leme e a rua Santa Eulália. O horário previsto de bloqueio vai até as 23h.

Domingo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da avenida Paulista para a realização da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Estarão interditados, a partir das 10h, a avenida Paulista, sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta, e no sentido Paraíso, entre a rua Padre João Manuel e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 11h30 a interdição será estendida, ficando a avenida Paulista bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação, e no sentido Paraíso, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 12h, interdições na rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a alameda Santos e a avenida Ipiranga, e pista da esquerda, entre as avenidas Ipiranga e São Luis; na rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e major Sertório; e na avenida Ipiranga, entre a rua da Consolação e a avenida São Luis.

Metrô

Quinta-feira: Devido ao feriado prolongado, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão uma oferta maior de trens para as estações Palmeiras-Barra Funda, Jabaquara e Portuguesa-Tietê, que atendem os terminais rodoviários. O Metrô reforça a oferta também devido à Marcha para Jesus. 

  Sexta-feira: Operação do Metrô será feita em horário normal. Todas as linhas mantêm o número de trens dos dias úteis.

Sábado: Esquema de atendimento será igual ao do fim de semana, com 60% da frota de trens em circulação.

Domingo: Devido à 15ª Parada do Orgulho LGBT, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta maior de trens, em relação à frota que circula aos domingos. A companhia informa que aumentará o esquema de segurança e o número de funcionários nas bilheterias da estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e República. O Metrô recomenda ainda aos participantes da Parada do Orgulho LGBT a utilização das estações Consolação e Brigadeiro.

Prefeitura

Quinta, sexta, sábado e domingo: Repartições públicas municipais fecham. As praças de atendimento fecham. Parques municipais abrem normalmente.

Abastecimento

Quinta e sexta-feira: As feiras livres funcionam normalmente nos dois dias, nos locais e horários de costume. Funcionam ainda os mercados Kinjo Yamato (das 3h às 15h), Paulistano (6h às 18h), Central Leste (7h às 13h), Pirituba (7h às 14h), Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela (8h às 13h), Santo Amaro (8h às 14h) e Guaianases (8h30 à 13h). Os mercados da Lapa, Pinheiros e São Miguel fecham quinta-feira, mas reabrem na sexta-feira nos horários normais.

Teatros

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Os teatros Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Flávio Império e Martins Penna, todos em reforma, ficam fechados. Os demais, incluindo o Theatro Municipal, mantém a programação normal.

Bibliotecas

Quinta As bibliotecas de bairro e Bosques da Leitura fecham.

Sexta-feira:As bibliotecas de bairro fecham. Biblioteca Mário de Andrade abre das 10h às 17h. Bosques da Leitura fecham.

Sábado: Bibliotecas de bairro reabrem. Biblioteca Mário de Andrade funciona das 10h às 17h. Bosques da Leitura abrem.

Domingo: Abrem apenas as unidades que costumam funcionam nesse dia e também os Bosques da Leitura.

Educação e Esportes

Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: As aulas da rede municipal estão suspensas na quinta e na sexta-feira. Os CEUs abrem todos os dias para atividades culturais e esportivas. Os Clubes da Cidade funcionam em sistema de plantão e abrem todos os dias para atividades esportivas.

Saúde

Quinta, sexta e domingo: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.

Sexta-feira: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.

Tags: feriado, serviço

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.