ASSINE
search button

SP: Marcha da Maconha muda de nome e manifestantes protestam contra prisões

Compartilhar

 

Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 400 manifestantes pertencentes ao grupo organizador da Marcha da Maconha estiveram, por volta das 17h40, em frente ao 78º Distrito Policial (Jardins) para protestar contra a detenção de ao menos três pessoas pertencentes ao movimento. PAra evitar mais prisões, eles decidiram chamar a manifestação de Marcha pela Liberdade de Expressão.

Uma decisão judicial proibiu na sexta-feira a realização da manifestação pela legalização da droga. Com a proibição, os manifestantes optaram por realizar uma passeata pela liberdade de expressão, ação que foi repreendida pela PM.

De acordo com o capitão Benedito Del Zecchio Junior, o fim da passeata foi definido com base na decisão judicial. . Cerca de 700 pessoas participaram do encontro e pelo menos três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 78º Distrito Policial (Jardins). Não há informações sobre o motivo das detenções.

O grupo contrário à legalização da droga chegou ao vão livre do Masp e realizou o que o professor Eduardo Thomaz chamou de "panfletagem contrária". "Estamos aqui exercendo a liberdade de expressão igual a eles", disse Thomaz. O grupo, que faz parte do Movimento Ultradefesa, de acordo com o professor, representa os "valores da família contra a droga".

Na sexta, o desembargador Teodomiro Mendez, relator do processo, considerou que a marcha "não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha" e que o evento favorece a fomentação do tráfico de drogas. A liminar foi movida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão e Prevenção aos Crimes Previstos na Lei Antitóxicos (Gaerpa) do Ministério Público.

Gabriela Moncau, uma das organizadoras da marcha, considera a decisão um absurdo. "A marcha deve acontecer num País que alega ser democrático. A gente tem direito de se manifestar. Não estamos fazendo apologia ao crime, pelo contrário, a nossa proposta é justamente defender algo em favor da legalização", afirmou. De acordo com o grupo, os manifestantes foram orientados a não levar para o evento qualquer substância ilícita.

Com Portal Terra (Simone Sartori)