ASSINE
search button

Joia feita para presentear o casal real vai a leilão em são Paulo

Compartilhar

Durante uma recepção para cerca de 200 convidados, o Consulado Britânico de São Paulo e a Fundação Britânica de Beneficência apresentaram a jóia que seria enviada como presente de casamento do príncipe William com Kate Middleton, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), em Londres. Trata-se de um broche, em ouro colorido, avaliado em cerca de R$ 15 mil. Como os noivos decidiram não receber presentes, o objeto será leiloado em São Paulo e os fundos serão destinados à Associação de Apoio a Crianças em Risco da Região de Diadema, cidade da Grande São Paulo.

A jóia representa pássaros coloridos da Amazônia e foi desenhada pelo artista plástico Yves Winandy. "A ideia era oferecer um presente com características bem brasileiras. Apresentei o esboço ao joalheiro, que confeccionou esta peça exclusiva", disse. A peça foi acondicionada em uma caixa artesanal, de madeira, inspirada na flora Amazônica, feita pela artista plástica Lucy Ribeiro.

A técnica de colorir o ouro por meio de tratamento térmico a temperaturas que variam de 100ºC a 700ºC, envolve 75% de ouro 18 quilates, ferro cromo e cobalto. A nova tecnologia em joalheria foi desenvolvida com o apoio institucional e financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Edval Araújo, que desenvolveu a técnica, se mostrou feliz com o resultado. "É algo exclusivo e esperamos que alcance um bom lance durante o leião que acontecerá em outubro", disse. De acordo com o consulado, o leilão acontecerá em 7 de outubro.

Anfitrião da recepção, o cônsul britânico em São Paulo, John Doddrell, se disse satisfeito com a repercussão mundial do casamento real e das tradições britânicas pelo mundo. "Foi um dia muito especial em que a tradição britânica transmitiu uma mensagem de otimismo e confiança em nosso futuro. Mostrou que o Reino Unido pode oferecer muito ao mundo. Um dia muito romântico", afirmou.

Ele agradeceu ao povo brasileiro pela "generosidade" e pelo interesse demonstrado pelo casamento real. "O Brasil sempre teve uma ligação íntima com o Brasil e estamos muito felizes com a repercussão que o evento teve no Brasil". Em São Paulo, estima-se que vivam cerca de 3 mil britânicos e estima-se que no ano passado cerca de 175 mil brasileiros tenham visitado o Reino Unido. O número é 16% superior ao do ano anterior.