ASSINE
search button

Olimpíada Brasileira de Matemática já tem inscrições abertas

Compartilhar

Até o dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A primeira fase da competição acontece no dia 18 de junho. Divididas em quatro níveis, as provas são para todos os estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário. Os premiados poderão representar o Brasil em diversas competições internacionais de matemática. No ano passado, o evento reuniu 350 mil participantes. 

Franco Matheus, de 15 anos, aguarda com grande expectativa o dia da prova. Aluno do ensino médio, Franco conquistou, no ano passado, a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Rio de Janeiro (OMERJ) e a prata na OBM. 

O resultado lhe deu a possibilidade de participar da Semana Olímpica e do processo seletivo para as competições internacionais. O motivo principal de se empenhar na disciplina é que a matemática promove “o desafio e a descoberta”. 

Para Luciano Monteiro de Castro, um dos coordenadores da OBM e diretor do Sistema Elite de Ensino, esse tipo de competição, que envolve conhecimento, é muito importante para os jovens, já que torna o ato de estudar estimulante. “Ajuda também a influenciar na melhoria do ensino e a identificar novos talentos acadêmicos”, enfatiza. 

A iniciativa é desenvolvida em conjunto pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática. 

 

Serviço:

 

OBM – 33º Olimpíada Brasileira de Matemática

- Período de inscrições para escolas: 15 de março a 30 de abril de 2011

- Provas dos níveis 1, 2 e 3

Primeira Fase: 18 de junho de 2011; 

Segunda Fase: 03 de setembro de 2011;

Terceira Fase: 15 de outubro, (níveis 1, 2 e 3);

16 de outubro,  para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova).

- Prova do nível universitário

Primeira Fase: sábado, 03 de setembro de 2011

Segunda Fase: sábado 15 e domingo 16 de outubro de 2011