Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Outubro de 2017

País

GO: pesquisa mostra Marconi Perillo à frente de Iris Rezende

Jornal do Brasil

Portal Terra

GOI NIA - A quarta pesquisa de intenção de votos do Instituto Serpes publicada no jornal O Popular, de Goiânia, confirma nesta segunda-feira, em levantamento estimulado, a vantagem na disputa para o governo do Estado do candidato do PSDB, Marconi Perillo, com 46,7% das intenções de voto. Perillo abre mais de sete pontos em relação aos principais adversários, Iris Rezende, do PMDB, com 39%, e Vanderlan Cardoso, do PR, com 5,5%. Os dois outros candidatos no pleito não passaram a barreira de um ponto percentual: Marta Jane, do PCB, teve 1%, e Washington Fraga, do Psol, 0,3%. Votos brancos e nulos somam 2,6%.

A margem de erro da pesquisa desta segunda, de 3,1 pontos percentuais, é a mesma do levantamento anterior do Instituto, publicado em 12 de julho, quando Marconi Perillo (PSDB) alcançava 46,1% das intenções de voto, diante de 39,3% do Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso, 6,5% das intenções de voto. A diferença entre a pesquisa anterior e a atual oscila dentro da margem de erro.

A novidade do levantamento é o empate técnico entre Iris e Marconi mostrado na pesquisa espontânea (quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos). O tucano tem 25,2% das intenções de voto, diante de 20,9% de Iris. Isso configura empate técnico porque a diferença entre eles é menor do que a soma das margens de erro de cada candidato. Além disso, a margem de eleitores indecisos em Goiás é grande, segundo o Serpes - 48,8% dos goianos ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa, feita entre os dias 24 e 29 de julho, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 32740/2010 , e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20651/2010, ambas no dia 23 de julho.

Compartilhe: