ASSINE
search button

Apesar das críticas, Branco continua na campanha de Dilma

Compartilhar

Portal Terra

CLAUDIO LEAL - Apesar das notícias e boatos correntes nas redes sociais, o coordenador da campanha de Dilma Rousseff (PT) na internet, Marcelo Branco, não foi afastado do cargo. Nesta quarta-feira (21), no Twitter, ele se manifestou a favor da presença da candidata no primeiro debate presidencial da história da internet brasileira, promovido pelos portais iG, Msn, Terra e Yahoo!, em 26 de julho, às 15h. Dilma havia alegado "problemas de agenda" para não debater com José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

"Quero ela lá!", tuitou Branco. À noite, depois de um "dia pesado", respondeu a um internauta petista que criticou o "tiro no pé": "Assunto de Internet. Nunca me consultaram. Tô fazendo o que aqui?". Depois dos protestos na web contra sua ausência no Debate On-Line 2010, Dilma postou em seu microblog: "Estou com presença confirmada em pelo menos cinco debates, quatro em TV, um em internet. Sempre que possível, incluímos na agenda. Mas às vezes não dá".

Segundo a assessora de imprensa de Dilma, a jornalista Helena Chagas, Branco permanece na campanha e não houve nenhuma iniciativa para puni-lo.

O coordenador de comunicação, Rui Falcão (PT-SP), também se pronunciou em defesa de Dilma, no Twitter: "Fora os debates, são centenas de entrevistas para rádios, tvs, mídia impressa, blogs, encontros com lideranças políticas, sindicais, discutir nossos projetos, trocar ideias, dialogar, ouvir muito e seguir mudando - esta é uma prática nossa e do PT".

O Terra apurou que o grupo de Falcão se irritou com o inquieto Marcelo Branco e quis enquadrá-lo. Especialista em Tecnologia de Informação, ele guarda no histórico da batalha eleitoral uma rodada à baiana contra o comercial dos 45 anos da Rede Globo, que guardava proximidades com o slogan de Serra, "O Brasil pode mais". A emissora recuou e tirou a vinheta comemorativa do ar.

Os desgastes não vão além porque Dilma admira Marcelo Branco desde os tempos em que trabalharam juntos no Rio Grande do Sul. Antes de a petista assumir ministérios no governo Lula, já eram amigos. Mas a personalidade de Branco não é absorvida pelo "centralismo democrático" do PT.

Volta e meia as contrariedades afloram. Em 30 de abril, numa coletiva à imprensa para anunciar um processo contra o PSDB, na sede do PT paulista, Rui Falcão cortou um jornalista que se referiu a Branco como "coordenador de Dilma na internet". "Ele não é coordenador. Ele é responsável pela mobilização da campanha na internet. Não coordena. Coordenadores somos eu, o presidente José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo... É diferente", reagiu.

Branco defendeu, dentro do staff, a participação de Dilma em todos os debates na internet, para ampliar a presença da campanha na web. Mas não foi consultado sobre a presença da candidata no Debate On-Line. Procurado pelo Terra, na tarde desta quinta-feira (22), ele preferiu não dar entrevista. A equipe da internet continua a trabalhar, normalmente, sob a orientação do especialista, que está em Porto Alegre.

"Tudo bem, ele tem uma opinião pessoal, mas quando você entra na campanha, ganha tarefas e precisa seguir orientações", avalia o secretário de comunicação do PT, o deputado federal André Vargas. "Também não fui consultado, porque estou com outras atividades. Gostaríamos de um debate único, mas lamentamos os problemas que impediram a ida dela. Não houve um entendimento entre os portais", alega.