DF: polícia investiga tentativa de espionagem na Câmara
Jornal do Brasil
BRASÍLIA - A Polícia Civil do Distrito Federal e a Corregedoria da Polícia Civil de Goiás confirmaram segunda-feira que abriram inquérito para investigar a denúncia de que policiais civis de Goiás teriam instalado grampos em gabinetes de deputados distritais que fazem oposição ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). A suspeita é que os policiais agiam a mando de pessoas ligadas ao governador, acusado de comandar esquema de arrecadação e pagamento de propinas e de tentar subornar testemunhas do caso.
Pelo menos dois gabinetes teriam sido alvo da ação de espionagem, os das deputadas Érika Kokay (PT) e Jaqueline Roriz (PMN). As suspeitas de espionagem ganharam força na quarta-feira passada, quando dois policiais e um servidor da Câmara Legislativa foram presos por suspeita de tentarem monitorar os gabinetes com escutas. Os homens acabaram liberados após prestarem depoimento.
O novo diretor da Polícia Civil do DF, Pedro Cardoso, que assumiu o cargo segunda-feira, disse que houve orientação do governo para esclarecer os fatos e garantiu que os trabalho do órgão não serão afetados por interesses políticos.
Abrimos um procedimento investigatório para saber o que aconteceu. Nós temos um inquérito na Deco (Divisão Especial de Combate ao Crime Organizado) por envolver policiais de outra unidade da federação. Com determinação do governador para apurar com todo rigor e rapidamente explicar para a sociedade o que aconteceu. Estou tomando posse agora, vou me inteirar dos fatos e espero apresentar informações o mais rápido possível afirmou.
A deputada Erika Kokay adiantou que, segundo informações que foram repassadas a ela, os policiais agiam a mando de Fábio Simão, ex-chefe de gabinete de Arruda e um dos acusados de envolvimento no esquema. Segundo a deputada, parlamentares receberam, por diversas vezes, avisos de que o governador preparava denúncias contra oposicionistas.
O maior interessado em desqualificar e arrumar denúncias contra os parlamentares é o governador ressaltou a petista. (Com agências)
