Lobão culpa descargas elétricas por blecaute
JB Online
DA REDAÇÃO - O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou na tarde desta quarta-feira que o apagão ocorrido na noite de terça-feira em 18 estados do país foi provocado por uma severa descarga atmosférica em Itaberá, São Paulo, com chuvas e raios, que provocaram um curto no sistema de transmissão de energia.
- O curto acionou o sistema de proteção das linhas, que as desligou automaticamente, evitando que houvesse um problema ainda maior -disse.
De acordo com o ministro, serviços meteorológicos confirmaram que a região sofreu uma grande concentração de fenômenos como raios, na noite de terça-feira.
Lobão frisou que o governo aumentou em 30% as linhas de transmissão, investindo R$ 22 bilhões.
- Nosso sistema é um dos melhores do mundo. O que aconteceu foi um acidente. Avião não cai? - comparou.
O ministrou não soube precisar o que o governo está fazendo para evitar que problemas semelhantes voltem a acontecer, já que a incidência de raios no país é grande e constante.
- Estamos estudando para verificar o que pode ser feito para evitar isso - resumiu.
O diretor na ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Eduardo Barata, frisou que a interrupção da transmissão de energia é um sistema de proteção para evitar prejuízos maiores.
- O problema aconteceu na subestação de Itaberá, em São Paulo. O sistema foi isolado, evitando uma propagação maior.
Apesar das proporções do blecaute, o ministro Edison Lobão insistiu que a população deve ficar tranquila.
- O sistema de energia do país é bom. Vamos esperar que não ocorra situações semelhantes - disse, destacando que em outros países a energia às vezes demora dias para ser restabelecida.
Eduardo Barata, da ONS, explicou que dos três circuitos atingidos, dois correm próximos e um outro fica a cerca de 20 quilômetros de distância. Quando se aproximam da subestação de Itaberá, eles se juntam.
- A descarga aconteceu exatamente neste ponto, atingindo os três circuitos.
De acordo com Barata, o sistema está operando normalmente desde às 4 da manhã.
Lobão destacou que o governo está investindo em outras usinas hidrelétricas para que o país não fique dependendo apenas da de Itaipu.
O diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, informou que os consumidores que tiveram prejuízo financeiro com o apagão podem se dirigir às concessionárias para tomar as providências necessárias para o ressarcimento.
