ASSINE
search button

Paraense é a primeira mulher brasileira a comandar um petroleiro

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - A paraense Hildelene Lobato Bahia, 35 anos e pouco mais de 1,5 metro de altura, tornou-se nesta segunda-feira a primeira mulher brasileira a assumir o cargo de comandante da Marinha Mercante brasileira. Ela vai comandar o navio Carangola, da frota da Transpetro, empresa de logística do sistema Petrobras.

A primeira viagem de Hildelene em um cargo tradicionalmente reservado aos homens será realizado nos próximos dias e terá como destino a capital paraense, Belém. Ela está feliz e ciente da responsabilidade de comandar uma embarcação de grande porte para cabotagem

- É uma superação. Especialmente por ter conquistado este espaço para o mundo feminino - disse Hildelene ao assumir o comando hoje, em solenidade realizada no píer da Praça Mauá, no centro do Rio.

A trajetória profissional de Hildelene começou em 1997. Logo após se formar em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA), fez concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apenas para acompanhar o irmão, que havia feito a inscrição. Para sua surpresa, conseguiu ser aprovada em 24º lugar e passou a integrar o primeiro quadro feminino do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém.

Quatro anos depois, já formada, após terminar a praticagem espécie de estágio obrigatório feito a bordo foi contratada pela Transpetro, tornando-se uma das primeiras mulheres a trabalhar na frota. Na primeira vez que embarcou, era a única figura feminina a bordo do Lorena. Além da estranheza dos tripulantes, Hildelene teve de driblar os receios dos pais, que acreditavam ser uma mudança muito forte na vida da filha.