ASSINE
search button

Refugiados palestinos chegam ao Brasil

Compartilhar

Agência JB

RIO - Vindos da Jordânia, primeiro grupo com 38 refugiados palestinos chegou na manhã desta sexta-feira ao Brasil. Fugindo da Guerra do Iraque eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos. Ao todo, 117 pessoas deverão se refugiar no país.

Os palestinos estavam no campo Ruweished, na fronteira da Jordânia com o Iraque, onde procuraram abrigo. Com a queda de Saddam Hussein, em 2003, milícias xiitas passaram a perseguir e matar palestinos no país. Segundo o Ministério da Justiça, com a decisão das autoridades brasileiras de receber o grupo, o local será definitivamente fechado.

A vinda dos refugiados ao Brasil foi aprovada pelo Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Parte do grupo irá morar no interior de São Paulo, e o restante, no interior do Rio Grande do Sul. Nos Estados, o Acnur trabalha em parceria com as ONGs Cáritas Brasileira e Associação Antônio Vieira (Asav).