ASSINE
search button

Lula leva a Agenda Social dos Povos Indígenas ao interior do Amazonas

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Lula visita nesta sexta-feira a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, onde vai lançar a Agenda Social dos Povos Indígenas.

A solenidade ocorre às 13h20, no Ginásio Arnaldo Coimbra, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro. Na mesma cerimônia, representantes do Ministério dos Transportes e do Comando do Exército assinam acordo para a recuperação de um trecho da BR-307 entre São Gabriel e Pupuí.

A Agenda Social tem por objetivo o desenvolvimento de ações que garantam os direitos e a qualidade de vida das comunidades indígenas e a proteção das terras, com a demarcação de novas áreas.

Para a execução das propostas, o governo investirá R$ 505,7 milhões até 2010. Desse total, R$ 200 milhões virão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o restante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Antes do lançamento da agenda, o presidente visita o Círculo Militar do Alto Rio Negro, quando terá encontro com líderes indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

Às 15h10, Lula deixa o município amazonense com destino a São Paulo. O desembarque na capital paulista está previsto para as 21 horas.