ASSINE
search button

Brasil recebe 1º grupo de refugiados palestinos

Compartilhar

REUTERS

SÃO PAULO - O primeiro grupo de refugiados palestinos que o Brasil decidiu receber chegou a São Paulo nesta sexta-feira, depois de permanecer cerca de quatro anos em um campo na Jordânia, para onde eles fugiram provenientes do Iraque.

- Nós agradecemos ao governo brasileiro por este gesto humanitário, e ao mesmo tempo reforçamos que a solução para os refugiados não é humanitária. A solução para eles é deixar de ser refugiados - afirmou Emir Saleh Mourad, secretário-geral da Confederação Árabe-Palestina do Brasil, durante a chegada do grupo ao aeroporto de Guarulhos.

Os palestinos, vindos do campo de Ruweished na Jordânia, vivam no Iraque. Eles abandonaram o país em 2003, após a queda do regime de Saddam Hussein, fugindo de prisões arbitrárias, desaparecimentos e torturas por parte de milícias armadas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A entidade apoiou o governo brasileiro na acolhida do grupo de cerca de 100 pessoas.

Nesta sexta, 38 palestinos desembarcaram em Guarulhos e serão reassentados nos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Outros dois grupos devem vir ao Brasil no próximo mês.

Na chegada do grupo, um menino, acompanhado de seus pais, desembarcou com duas bolas na cor verde-e-amarela do Brasil.

O campo de Ruweished, localizado a 70 quilômetros da fronteira com o Iraque, será definitivamente fechado com a decisão das autoridades brasileiras de receber o grupo, segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).