ASSINE
search button

Tempo seco deixa 10 Estados e DF em alerta

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - Nesta quarta-feira deverá ser mais um dia com baixa umidade relativa do ar em dez Estados e o Distrito Federal, que estão em estado de alerta devido ao tempo seco. Essa situação aumenta a poluição nas grandes cidades e os problemas de saúde.

Em São Paulo, exceto no norte e oeste do Estado, a umidade relativa do ar deverá ficar entre 30% e 20% hoje e amanhã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessas outras duas regiões, a umidade deverá ficar abaixo de 20%.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é o índice de 60% de umidade do ar. Abaixo de 30%, a situação é considerada crítica. Em são Paulo, esse índice chegou a atingir 11% na zona leste da cidade, nesta semana.

As regiões norte, centro e oeste de Minas Gerais deverão ter umidade entre 30% e 20%. No Triângulo Mineiro, a umidade deverá ficar abaixo dos 20%.

No oeste e norte do Paraná, a umidade relativa do ar, deverá ficar abaixo de 30%. Em Goiás e no Distrito Federal, abaixo de 20%. No centro e norte de Mato Grosso do Sul, deverá ficar em 15%.

Em Mato Grosso, a umidade deverá ficar entre 30% e 20%, exceto no sul do Estado, que deverá ficar abaixo de 20%.

No sul do Maranhão, no oeste da Bahia, no centro e no sul do Piauí e no norte de Tocantins a umidade deverá ficar entre 30% e 20%. No centro-sul de Tocantins, abaixo de 20%.