ASSINE
search button

Maioria vota contra Calheiros nesta qurata-feira

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - Maioria dos senadores deverá votar pela cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O julgamento será feito em sessão fechada no Plenário da Casa hoje, a partir das 11h.

Calheiros enfrenta um processo por quebra de decoro parlamentar após uma representação do Psol, baseada em uma reportagem da revista Veja. O texto diz que o senador tinha contas pessoais, inclusive a pensão da filha com a jornalista Mônica Veloso, pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior.

Democratas e PSDB orientam suas bancadas a votar pela cassação; PMDB e PT liberaram seus senadores. O jornal não divulgou os nomes daqueles que revelaram seus votos.

Além da suspeita de usar o lobista Cláudio Gontijo para pagar contas pessoais, o presidente do Senado ainda responde a mais dois processoS no Conselho de Ética. Um que investiga se ele usou a máquina pública para beneficiar a empresa de bebidas Schincariol e outro se ele usou laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas.

Caso todos os senadores do Democratas (17), do PSDB (13) e do PSB (3) sigam a recomendação de seus partidos para votar pela cassação de Calheiros, faltariam apenas oito votos para confirmar a perda de mandato. Para aprovar a cassação ou a absolvição são necessários os votos de 41 parlamentares, maioria simples dos 81 senadores que compõem a Casa.