ASSINE
search button

Kassab muda merenda a pedido de empresa

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - A qualidade nutricional da sopa que deve ser distribuída pela Prefeitura de São Paulo no programa que irá reunir pais e alunos aos sábados nas escolas e creches municipais foi reduzida a pedido da Nestlé.

Carne, frango e verdura tiveram suas quantidades diminuídas pela gestão Gilberto Kassab (Democratas) após um apelo feito pela multinacional durante uma consulta pública para a compra do produto.

As nutricionistas do município previam que uma das sopas tivesse 7 kg de carne, 2 kg de cenoura e 3 kg de "outras" hortaliças - por 100kg de sopa desidratada a ser distribuída.

Com o pedido, a mesma sopa deve ter 0,5 kg de carne, 0,8 de cenoura e 1 kg de "outras" hortaliças.

A presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Andrea Galante, condena a redução das quantidades e também contesta a escolha desse alimento para ser distrubuído em escolas municipais. - Baixar a quantidade de verduras e hortaliças vai contra aquilo que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde). Uma maçã tem os mesmos nutrientes que uma porção dessa sopa, que ainda será servida em uma época de calor.

Por mês, está prevista a compra de 750 t da sopa desidratada, segundo o edital. O pregão, que ocorreria nesta quarta-feira para definir a fornecedora, foi suspenso de acordo com a determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM).

O programa Sábado na Escola tem previsão de início no final de semana e tem como meta atingir 1,3 mil unidades escolares da cidade (130 a cada fim de semana). Haverá distribuição de sopa instantânea para quem freqüentar o evento.