ASSINE
search button

Mantega nega superaquecimento e diz que país cresce com controle

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que não há superaquecimento na economia brasileira. Ao comentar a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o governo não permitirá o superaquecimento da economia, Mantega disse que o país está crescendo de maneira robusta e com controle da inflação.

- O que há é um crescimento robusto que se dá em vários setores da econômica, como agricultura, indústria e serviços - disse. Ele acrescentou que esse crescimento é estimulado principalmente pelo mercado interno. - Essa demanda está sendo atendida pela produção nacional.

Mantega evitou comentar os dados a serem divulgados na próxima quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que, segundo especialistas, demonstrarão uma boa performance da economia brasileira. - Avalio que teremos boas notícias - limitou-se a dizer.

Ele negou, no entanto, que o bom momento da economia possa estimular o aumento de preços e ameaçar a meta de inflação para este ano, que é de 4,5%. - As projeções de inflação apontam para índices abaixo do centro da meta. Não há preocupação - comentou.

Mantega citou também dados que apontam para uma redução no preço do leite e da carne, e reafirmou que a alta observada nos últimos meses foi provocada pela entressafra e por elevação no preço de algumas commodities.

- Mas nós ficaremos vigilantes - destacou, em referência ao controle da inflação.