ASSINE
search button

SC: prefeito teria favorecido dono de resort

Compartilhar

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - O prefeito de Florianópolis, Dario Berger (PSDB), estaria envolvido em esquema de corrpção que favorecia empreendimentos imobiliários em Santa Catarina. O envolvimento foi apontado pela Polícia Federal, como parte do trabalho da Operação Moeda Verde, deflagrada em maio último. A ligação foi exposta a partir de resumos de conversas telefônicas envolvendo Berger liberadas nessa segunda-feira pela Jutiça Federal.

A Operação Moeda Verde investiga supostas fraudes em autorizações para construição de imóveis em áreas de proteção ambiental. Nas escutas telefônicas, segundo a PF, há indicações de que o prefeito teria criado uma lei de incentivo fiscal ao setor hoteleiro para atender ao empresário Fernando Marcos de Mattos, dono do resort Costão do Santinho.

Em contrapartida, documentos mostrariam que Mattos teria feito doação no valor de R$ 500 mil - sem declarar - para a campanha do irmão do prefeito, Djalma Berger (PSB) à Câmara de Deputados.

Todos os envolvidos negam as acusações.

Uma CPI investiga o assunto na Câmara Municipal de Florianópolis.

Ao todo, 22 suspeitos tiveram prisão temporária decretada pela Justiça, entre eles Marcondes de Mattos, dois vereadores e três secretários. Todos estão em liberdade, mas na semana passada os vereadores Juarez Silveira e Marcílio Ávila tiveram os mandatos cassados.