ASSINE
search button

Adelmir Santana pretende eleger novo presidente do conselho hoje

Compartilhar

Sergio Pardellas, Agência JB

BRASÍLIA - O vice-presidente do Conselho de Ética, senador Adelmir Santana (DEM-DF), que comanda interinamente os trabalhos no colegiado, manifestou agora há pouco sua intenção de eleger ainda hoje o novo presidente do conselho.

- A idéia é resolver ainda hoje - disse.

A reunião do Conselho de Ética está marcada para às 17h. A tendência é de que o líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM), assuma a presidência do conselho. O tucano já antecipou que, se for eleito, vai indicar o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para relatar o caso. Adelmir ocupa provisoriamente o posto deixado pelo senador Sibá Machado (PT-AC), que renunciou ontem à presidência do colegiado. Na tarde de hoje, Sibá subiu à tribuna do Senado para justificar a renúncia.

- Senti que estava praticamente sozinho assumindo uma responsabilidade que é da Casa e de todos os membros do Conselho de Ética. Ora, entendo eu que não é esse o caráter dos colegiados do parlamento - disse.

O Conselho investiga o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposta quebra de decoro parlamentar. Renan é acusado de ter suas depesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior.

Pela manhã, antes de chegar ao Senado, Renan esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Na reunião, Lula, preocupado com o andamento dos trabalhos no Congresso, se dispôs a ajudá-lo.