ASSINE
search button

NYT: Brasil vive eterna tensão entre crescimento e preservação

Compartilhar

Agência JB

NOVA YORK - As disputas em torno do projeto de construção de uma usina hidroelétrica no Rio Madeira expõem "a eterna tensão entre a necessidade do Brasil de crescimento econômico e os danos que isso pode provocar ao ambiente", segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário americano The New York Times.

O jornal observa que a polêmica envolve "uma proposta para construir uma hidroelétrica de US$ 11 bilhões em um rio que pode ter a maior diversidade de peixes do mundo".

- A maneira como a disputa será resolvida, dizem defensores dos dois lados, poderia determinar nada menos do que a visão brasileira de seu futuro em um momento em que enfrenta simultaneamente pressões energéticas e ambientais e lança olhares de inveja sobre outros países em desenvolvimento com crescimento mais acelerado, como Índia e China - diz a reportagem.

O jornal relata que as objeções feitas ao projeto pelas agências ambientais do governo já geraram críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que "fez da economia sua principal prioridade no seu segundo mandato", com "grandes obras públicas, incluindo a usina do Rio Madeira, vistas como a melhor maneira de estimular o crescimento".

O New York Times relata que a construção da usina depende agora de novos estudos de impacto ambiental em andamento, mas diz que a disputa "parece ter mais relação com política e economia do que com ciência e natureza". Bird

Um projeto do Banco Mundial poderá recompensar países em desenvolvimento como o Brasil pela prevenção ao desmatamento de florestas, segundo reportagem publicada pelo diário econômico The Wall Street Journal.

Conforme Informações da BBC BRASIL