ASSINE
search button

Ministério da Saúde divulga campanha contra a tuberculose

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - A campanha publicitária do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) começa a ser veiculada neste sábado, Dia Mundial de Luta contra a doença. A campanha foi apresentada na última quarta-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a tuberculose ainda é um problema de saúde pública no país, onde são registrados 80 mil novos casos por ano e mais de 5 mil mortes.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Joseney Santos, informou em entrevista à Rádio Nacional que a principal meta do Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) "é curar, pelo menos, 85% dos casos descobertos no país".

Uma das dificuldades do combate à doença, segundo Santos, é a desistência do tratamento, já que nas primeiras semanas os sintomas desaparecem. Em 2003, 12% dos pacientes abandonaram o tratamento, mas atualmente somente 6% deles desistem.

- A meta é baixar para menos de 5% - disse.

Em relação aos Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa do Ministério da Saúde é atingir, em 2015, o de reduzir à metade o número de casos de tuberculose.

Joseney Santos informou ainda que 40% dos serviços básicos de saúde não oferecem o controle da tuberculose e que a proliferação da doença persiste devido à desigualdade social e econômica no país:

- Somente com programas de apoio social, como o Bolsa Família, por exemplo, poderemos tirar a população dessa condição de vulnerabilidade à tuberculose.

O tratamento da tuberculose é gratuito em todo os Centros de Saúde do país. Os principais sintomas são tosse prolongada (mais de 15 dias), febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso. Nesse caso, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo, onde será submetida a exames. A doença é contagiosa, transmitida por meio das gotículas expelidas durante a tosse: elas carregam o bacilo que poderá se instalar no pulmão de quem inalar esses resíduos.

O serviço Disque-Saúde (0800-61-1997) oferece mais informações sobre a tuberculose.