ASSINE
search button

Ibama assina licença para transposição do São Francisco

Compartilhar

REUTERS

SÃO PAULO - O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, assinou nesta sexta-feira a licença ambiental para o projeto de transposição do Rio São Francisco, informaram a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional e o site do Ibama.

A transposição, que deverá receber investimentos no valor de 4 bilhões de reais, é considerada uma das prioridades do programa social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo esperava iniciar as obras em janeiro deste ano, segundo a Integração Nacional anunciou em dezembro, mas o Ibama ainda não havia concedido a licença ambiental. O projeto prevê o desenvolvimento sustentável do semi-árido setentrional do Nordeste e da Bacia do São Francisco, tendo como um dos focos a fruticultura na região. Entre as obras previstas está a construção de canais com 700 quilômetros de extensão, que levarão água do rio para regiões tradicionalmente secas de quatro Estados (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará).