ASSINE
search button

Franklin Martins aceita convite de Lula e deve assumir Comunicação

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - Em visita ao Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, o jornalista Franklin Martins confirmou à imprensa ter aceitado convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir cargo no governo, com status de ministro e responsabilidades que devem abranger as relações do governo com a imprensa, incluindo a publicidade, e a formação de uma rede nacional pública de televisão.

Atualmente, essas responsabilidades estão pulverizadas entre órgãos como a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República e a Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência.

Franklin informou, ainda, que não assumirá o papel de porta-voz da Presidência da República. Não houve, até o momento, manifestação oficial de integrantes do governo sobre maiores detalhes dessa nova pasta.

Franklin Martins, conforme ele mesmo conta em seu site pessoal na internet, participou da militância política de esquerda nos anos 60. Foi preso político e atuou na luta armada durante a ditadura, após o AI-5, em 1968. Em setembro de 1969, participou do grupo ligado à Ação Libertadora Nacional e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro que seqüestrou o embaixador norte-americano Charles B. Elbrick, com o objetivo de forçar os ditadores militares a libertar presos políticos.

Viveu exilado em Cuba, no Chile e na França. Em 1977, voltou clandestino ao Brasil e, após a Anistia, em 1979, retomou a carreira jornalística, trabalhando em diversas publicações. Nos anos 90, passou a atuar como comentarista político na Rede Globo de TV. Atualmente, trabalha na Rede Bandeirantes de TV.