ASSINE
search button

Câmara dos EUA aprova prazo para fim da guerra no Iraque

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos bateu de frente com o presidente George W. Bush nesta sexta-feira ao aprovar o prazo de primeiro de setembro de 2008 para que todos os soldados em combate americanos estejam de volta do Iraque. Por 218 votos a 212, numa decisão principalmente partidária, os democratas da Câmara conseguiram incluir o prazo na lei que autoriza uma verba de emergência de mais de 124 bilhões de dólares este ano, a maior parte para as guerras do Iraque e do Afeganistão.

Foi uma vitória significativa para a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, que junto com os democratas assumiu o controle do Congresso nas eleições parlamentares de novembro.

- Vamos trazer aqueles soldados para casa - disse o deputado John Murtha, com a voz trêmula de emoção. Ele lidera desde 2005 uma campanha pela retirada das tropas do Iraque.

O presidente dos EUA, George W. Bush, prometeu vetar o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados. Bush acusou os democratas que orquestraram a votação de realizar um 'ato de teatro político' que eles sabem que nunca vai se tornar lei. Mas o Senado deve tomar atitude semelhante à da Câmara já na semana que vem. Pelosi teve de contornar a oposição de liberais e moderados do Partido Democrata para conseguir os 218 votos.

- É um momento histórico para nosso partido e um momento histórico para nosso país - disse ela.

Todos os deputados republicanos, com exceção de dois, votaram contra a lei, que estabelece um cronograma de retirada de acordo com os progressos do governo iraquiano em garantir a segurança do país. Mas o prazo final obrigatório seria estabelecido para o dia primeiro de setembro de 2008.