ASSINE
search button

SP: Número de chacinas aumenta em relação a 2006

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O número de chacinas ocorridas no Estado de São Paulo aumentou neste ano em relação ao ano passado. Em janeiro de 2006, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, nenhuma chacina foi registrada. Já em 2007, desde o início do ano, ocorreram sete crimes do tipo, que provocaram a morte de 27 pessoas e deixaram três feridos. Em todo o ano passado, o número de chacinas foi de 21.

A última chacina deste ano ocorreu na madrugada de domingo, na favela Kennedy, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo. O crime foi por volta das 6h e a Polícia chegou pouco depois ao local, alertada por moradores que ouviram os disparos.

Na madrugada de sábado, dois casais que conversavam em uma praça no bairro do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, foram mortos. Nenhum dos quatro tinha antecedentes criminais. Uma das vítimas era uma adolescente de 15 anos que estava grávida.

O caso mais violento ocorreu em 2 de fevereiro, quando um grupo de pistoleiros matou seis jovens entre 15 e 27 anos que estavam sentados em uma escadaria no bairro de Brasilândia, na Zona Norte da cidade.

As outras duas chacinas, registradas em janeiro, deixaram três e quatro vítimas, todos jovens sem antecedentes criminais.

Um crime semelhante também ocorreu na madrugada desta terça-feira, na região de Guaianazes, Zona Leste de São Paulo. Três jovens foram atacados na altura do número 800 da rua Miguel Martins Lisboa, no Jardim Aurora. O crime, no entanto, está sendo considerado pela polícia como homicídio triplamente qualificado e não entrou para a estatística das chacinas.