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Mortes causadas por acidentes de trânsito sobem 20% entre 1994 e 2004

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Agência Brasil

BRASÍLIA - O número de mortes causadas por acidente de trânsito cresceu 20,8% no período entre 1994 e 2004, segundo os dados do estudo Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, divulgado nesta terça-feira, em Brasília. O número de óbitos decorrentes desta razão passou de 29.527, em 1994, para 35.674 em 2004, ficando acima do crescimento populacional do país, no mesmo período, que foi de 16,5%.

O mapa, realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) com apoio do Ministério da Saúde, revelou que as mortes por homicídios no Brasil concentram-se em 556 dos 5.560 municípios brasileiros, ou seja, cerca de 10% das cidades do país. Diferentemente dos casos de homicídios, as mortes ocasionadas por acidentes de trânsito estão muito mais espalhadas pelo país.

De acordo com o estudo, se, nos homicídios, os 10% de maior índice de ocorrência concentravam 42% da população total, as mortes por acidente de trânsito representam apenas 7,9%. Se a média de habitantes nos 10% de municípios com maiores índices de homicídio era 135,3 mil por cidade, a média municipal, no caso das mortes por acidentes de transportes é de 25,4 mil por município, diz o texto da publicação. O estudo aponta como principais causas dos óbitos por acidente de trânsito a má conservação das estradas, falta de sinalização e até a cultura viária da população - muitas vezes alta velocidade e imprudência.

Entre 1994 e 2004, mostra o mapa, uma queda generalizada nas taxas de todas as faixas etárias, menos a dos 20 aos 30. Na faixa que compreende as pessoas entre 20 e 24 anos foi registrado um crescimento no índice de mortes de 11,1% e na faixa 25 a 29 anos o incremento foi de 8,9%. O problema se agrava nos finais de semana, quando cresce 72,4% para a população em geral, e 1321,6% entre os jovens, revela o estudo.

Na comparação internacional com 84 países, o Brasil ocupa a 16ª posição na mortalidade geral e 26ª quando se trata de mortalidade juvenil. Entre os dez municípios com maiores taxas médias de óbito por acidentes de transporte, em cada 100 mil habitantes, três são cidades paulistas, Barra do Turvo (1º), Rifaina (2º) e Miracatu (4º). Outros dois municípios, Crixás do Tocantins (3º) e Oliveira de Fátima (10º), pertencem ao estado de Tocantins, e o restante aos estados do Rio Grande do Sul - Marques de Souza (5º) e Tio Hugo (8º) -, e Goiás - Urati (6º) e Cumari (9º) -, e Minas Gerais - São Gonçalo do Rio Abaixo (7º).