ASSINE
search button

Senador pede que aposentadoria tenha o mesmo aumento do mínimo

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O senador Paulo Paim (PT-RS) afirma que não há nada para comemorar nesta quarta-feira, dia em que a Previdência Social completa 84 anos. Segundo ele, o momento é de lutar para que a aposentadoria tenha aumento igual ao salário mínimo. Desde 1994, as duas instâncias estão separadas e o reajuste previdenciário é feito de acordo com a inflação.

Paim, autor do Estatuto do Idoso, acredita que isso tem reduzido o poder de compra dos aposentados e pensionistas.

- O Congresso precisa aprovar projetos de lei como o PL 58, que garante aos aposentados o mesmo reajuste dado ao salário mínimo, para que essa situação seja resolvida.

O ministro da Previdência, Nelson Machado, acha impossível de imaginar a indexação da aposentadoria ao salário mínimo.

- São duas coisas distintas. Uma é a política salarial de recuperação do salário mínimo. Isso não tem a ver com a aposentadoria, que significa receber uma retribuição em função da contribuição que foi feita. Uma questão dessa natureza não seria sustentável a longo prazo.

Nelson Machado acredita que não há defasagem salarial e prevê que em caso de unificação, os trabalhadores teriam de separar mais recursos para contribuir com a Previdência. Mas afirma que todos esses assuntos serão discutidos no âmbito do Fórum Nacional da Previdência Social, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante a solenidade em comemoração ao aniversário da Previdência, o ministro disse também que as pessoas têm uma imagem errada do setor por não reconhecerem avanços como o fim das filas gigantes nas agências.