ASSINE
search button

Coaf aperfeiçoa mecanismo de compartilhamento de informações

Compartilhar

Agência Brasil

SÃO PAULO - O Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) está aperfeiçoando o mecanismo compartilhamento de dados com os estados. A medida, segundo o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, é para fechar o cerco contra crimes de lavagem de dinheiro cometidos por organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital, (PCC).

Gustavo Rodrigues explicou que se quer construir um mecanismo no qual as autoridades estaduais se sintam seguras em fornecer informações e que essa informação será bem usada.

- E do nosso lado, podemos fornecer informações para as autoridades - disse. - Nós estamos construindo essa ligação para que, sabendo um pouquinho de um lado e de outro, a gente consiga informar algo importante.

No último dia 9, quatro governadores da região Sudeste - Sergio Cabral (Rio de Janeiro), José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais) e Paulo Hertung (Espírito Santo) - redigiram um documento com pedidos de providências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a área de segurança pública. Entre outras reivindicações, os governadores pediram o aumento da integração dos serviços de informações federais e estaduais, com a participação da Polícia Federal, das Forças Armadas, do Coaf, do Banco Central e da Receita Federal.

O documento foi resultado da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança da Região Sudeste, realizada no Rio de Janeiro.