ASSINE
search button

Serra promete governo eficiente e centrado na ética

Compartilhar

Agência Brasil

São Paulo - São Paulo - Um governo centrado na ética é o que José Serra prometeu para os próximos quatro anos à frente do Palácio dos Bandeirantes. Serra tomou posse como governador de São Paulo por volta das 15h30 de hoje no Palácio 9 de Julho, sede da assembléia Legislativa do estado.

- Ser eficiente e ético no trato da coisa pública é um imperativo dos democratas, destacou Serra em seu discurso de posse.

Segundo ele, o Brasil vive um período de crise de valores e, por causa do descompasso entre o discurso e a prática dos governantes, a população acaba sofrendo com a falta de emprego e baixo crescimento da economia.

- A crise moral que prospera numa economia onde faltam empregos e sobra a estagnação; crise política que se alimenta da teimosa incoerência entre os discursos e as ações na vida pública.

O governador assumiu o compromisso de que não irá lotear cargos. Não fizemos loteamento no primeiro escalão, não estamos fazendo nem faremos loteamento no segundo escalão , destacou. Para ele, ações desse gênero estimulam a corrupção.

Serra defendeu ainda que em um governo democrático deve-se buscar políticas que promovam o desenvolvimento sustentável do país, para que assim possa ocorrer a distribuição de renda e o combate à pobreza. Dirigindo-se aos parlamentares da casa, ele afirmou que pretende propor uma ação pela ética sem cooptação nem barganhas fisiológicas , com uma situação responsável e uma oposição sadia e vigilante.

- Assumo o governo do estado consciente da responsabilidade de São Paulo para com o Brasil. Jamais seremos indiferentes às questões nacionais. Temos um quarto da população brasileira, um terço do PIB (economia do país) e mais de 40% da indústria. Aqui se recolhe até metade dos principais tributos federais. Para que o Brasil vá bem é preciso que São Paulo vá bem e, para que São Paulo vá bem, é preciso que o Brasil vá bem.

Serra citou várias das cobranças que a população faz à classe política, dentre elas a segurança, que passa pelo enfrentamento do crime organizado , a saúde e a educação que também exigem prioridade absoluta .

Ele também afirmou que oportunidades na cultura, defesa efetiva do meio-ambeinte. No lugar de apenas artigos, moções e discursos, são desejos da população. (A população) exige a coordenação dos grandes investimentos em infra-estrutura para abrir oportunidades ao investimento privado e a geração de empregos .

Depois de assinar o livro de posse no plenário Juscelino Kubitscheck da Assembléia Legislativa, Serra passou em revista a tropa e seguiu, junto com o vice Alberto Goldman, para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para a cerimônia de transmissão de cargo.