ASSINE
search button

Lula diz que seu governo é popular, não populista

Compartilhar

Agência Câmara

Brasília - A política social será a "peça-chave" do desenvolvimento estratégico do País. Foi o que disse há pouco, no plenário da Câmara, o presidente Lula, ao ressaltar que a política social será cada vez mais estrutural. Ele chamou atenção para o papel do Bolsa Família, ao retirar da miséria várias famílias brasileiras e contribuir para dinamizar a economia. Lula disse ainda que seu governo nunca foi nem é populista. "

- Este governo foi, é e será popular, afirmou.

Lula defendeu a criação de alternativas de trabalho e produção para os beneficiários dos programas de transferência de renda. Para isso, ele disse que serão prioridades: a educação, a formação de mão-de-obra, a expansão do micro-crédito e do crédito consignado, o fortalecimento da agricultura familiar, o avanço da reforma agrária pacífica e produtiva, a economia solidária, o cooperativismo, o desenvolvimento de tecnologias simples e a expansão da arte e da cultura popular.

- Para isso, as políticas setoriais de governo devem ser fortemente integradas, concluiu.

O presidente apontou ainda a necessidade de continuar a expansão do consumo de bens essenciais da população de baixa renda; de fomentar o empreendedorismo das classes médias; de dar continuidade à recuperação do salário mínimo; de ampliar o crescimento de empregos formais e da massa salarial; e de aprofundar a política nacional para micro, pequena e média empresas, nos moldes da Lei Geral aprovada pelo Congresso, que estabelece tratamento diferenciado em matéria de crédito, acesso à tecnologia e às exportações.