ASSINE
search button

Integração sul-americana continua prioridade do governo, diz Amorim

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a integração sul-americana deverá continuar sendo uma das prioridades do presidente Lula na área de política externa.

- Acredito que isso será objeto de muita atenção, como, aliás, foi no primeiro mandato. Mas as coisas evoluem e a realidade sempre apresenta novos desafios - afirmou, ao chegar à solenidade de posse presidencial na Câmara dos Deputados.

Ele citou como exemplo de avanços obtidos nos últimos quatro anos a criação da Comunidade Sul-americana das Nações, o fortalecimento do Mercosul e a entrada da Venezula no bloco.

- As pessoas diziam que ele estava ameaçado de extinção, agora tem mais países entrando no Mercosul, as dificuldades que existem estão sendo todas superadas. Ao mesmo tempo, há a aproximação com a África, com outros países em desenvolvimento, uma grande solidariedade internacional e uma capacidade de negociação também de igual para igual com países em desenvolvimento.

Nesse sentido, Amorim disse que o Brasil conquistou mais espaço na comunidade internacional.

- O país tem hoje uma presença internacional. Não somos nós que dizemos, são os próprios jornais estrangeiros e a própria atitude dos políticos em outras partes do mundo.

Sobre os próximos quatro anos, o ministro afirmou que sua expectativa como "cidadão brasileiro é muito positiva". Ao tomar posse no primeiro mandato, acrescentou Amroim, as perspectivas eram boas, "mas também havia muitas dificuldades, que tiveram de ser superadas".

Para o ministro, Lula poderá agora dar andamento ao projeto de inclusão social com mais crescimento, "numa situação econômica externa muito positiva, com relacionamento internacional também muito mais establizado, com importantes ajustes feitos na área de política externa".