ASSINE
search button

Após polêmica, PT retira faixas de apoio a Lula

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O PT decidiu retirar os cartazes colocados em espaços públicos de Brasília com as inscrições "Lula presidente" e "Tome posse do Brasil", menos de 24 horas da colocação delas nas ruas. O conteúdo levou a legenda a tomar essa decisão, após polêmica gerada na população da capital brasileira.

A idéia partiu do comitê do PT, que organiza a posse do presidente. Segundo o partido, foram impressas entre 30 e 40 faixas, a um custo de R$ 50 cada. A colocação ocorreu na madrugada de quinta-feira.

O membro do comitê de posse, José Zunga Alves de Lima, disse que o partido foi mal interpretado, pois a intenção foi se referir ao povo, não ao presidente.

- A intenção não passava nem de longe por isso que estão dizendo - afirmou Zunga em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Integrantes da própria legenda consideraram a mensagem equivocada. Foi a partir do alerta de petistas que o partido decidiu retirar as faixas.

Integrantes de legendas oposicionistas repudiaram o texto, classificando-o de autoritário e inoportuno.

- É a atuação dos aloprados. É exatamente o que esse pessoal pensa, fazer desse País um quintal exclusivo deles. Parece fogo de artifício soltado fora de época - criticou o senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

O PT deve divulgar neste sábado o valor oficial dos gastos com as festividades. Extra-oficialmente, a estimativa do partido era de que os custos chegariam a R$ 500 mil. O PT organizará parte da festa. O restante está sob responsabilidade do cerimonial do Palácio do Planalto.