ASSINE
search button

Yeda Crusius sofre primeira derrota antes mesmo de tomar posse

Compartilhar

Reuters

PORTO ALEGRE - A tucana Yeda Crusius sofreu a primeira derrota antes mesmo de assumir o comando do governo do Rio Grande do Sul. As medidas de reestruturação das finanças do Estado, propostas pela futura governadora, foram rejeitadas pelos deputados gaúchos, nesta sexta-feira.

Com o objetivo de enfrentar um déficit anual estimado em 2,3 bilhões de reais, Yeda Crusius apresentou um conjunto de medidas que incluía a prorrogação da vigência da alíquota de 28% do ICMS incidente sobre energia, combustíveis e telecomunicações, o congelamento do salário do funcionalismo por dois anos e a redução dos benefícios fiscais concedidos ao setor exportador

A reação reuniu desde parlamentares da base aliada até sindicalistas e representantes de entidades empresariais, além de provocar estragos como a desistência de três integrantes do futuro secretariado e a renúncia do líder do PSDB no parlamento gaúcho.

Todos os projetos foram rejeitados e o placar dos deputados contrários aumentou à medida que as propostas iam sendo derrubadas. De uma desvantagem de apenas quatro votos na votação do texto que servia de base para o pacote, o apoio foi minguando com a indisposição dos deputados em assumir o ônus da aprovação parcial do plano.

O pacote foi encaminhado pelo atual governador Germano Rigotto (PMDB) à Assembléia Legislativa a pedido de Yeda Crusius. Para entrar em vigor já no próximo ano, as medidas deveriam ser aprovadas e publicadas no máximo até esta sexta-feira.