ASSINE
search button

Operação do Ibama aplicou R$ 12,8 milhões em multas

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Operação Acauã de combate ao desmatamento no Amazonas, desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aplicou R$ 12,8 milhões em multas por desmatamento ilegal.

As ações de fiscalização ocorreram em 130 dias de atuação no sul do estado - de 20 de junho a 31 de outubro, período correspondente à seca, historicamente a época com maior desmatamento e queimada.

Segundo informações do Ibama, os fiscais apreenderam mais de 230 m³ de madeira e autuaram mais de 9,3 mil hectares de áreas desmatadas ou queimadas ilegalmente. A operação atuou nos municípios do sul do estado do Amazonas, região que apresenta elevados índices de destruição da floresta e está incluída no chamado arco do desflorestamento.

Em nota, o Ibama informa que participaram da operação ao todo 56 agentes do Amazonas e Acre e das instituições como Polícia Militar, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Exército, além do apoio de veículos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e equipamentos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para a localização via satélite das áreas desmatadas.