ASSINE
search button

Anac exige de TAM e Gol aviões reservas para o réveillon

Compartilhar

Reuters

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou na quinta-feira que a TAM e a Gol deverão colocar à disposição para o réveillon aviões reservas para evitar os transtornos no sistema aéreo vistos durante o Natal.

Segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, a TAM terá de disponibilizar cinco aeronaves extras em tempo integral e mais cinco durante os horários de pico. Já a Gol deverá deixar duas aeronaves de prontidão.

Zuanazzi anunciou ainda em entrevista à imprensa que a Anac entrou no sistema de reservas das empresas para garantir que não se pratique 'overbooking', a venda de mais assentos do que comporta o avião.

- Estamos com controle das malhas até o dia 2 - disse Zuanazzi.

De acordo com o balanço da Anac junto às companhias aéreas, haverá 20 por cento menos passageiros no Ano-Novo em relação ao número verificado no Natal.

Ele informou também que as empresas estão proibidas de fazer qualquer mudança de rota ou de vôo durante o próximo final de semana.

No sábado, antevéspera de Natal, chegou a 55 por cento o índice de vôos com mais de uma hora de atraso. O tumulto verificado nos dias que antecederam o Natal tiveram início com a manutenção não-programada em seis aeronaves da TAM na quarta-feira (dia 20).

Também afetaram os aeroportos naquele dia as fortes chuvas que levaram ao fechamento do aeroporto de Congonhas (SP) por 50 minutos e dificuldades na comunicação entre os sistemas de dados da TAM e da Infraero no aeroporto Tom Jobim (RJ).