ASSINE
search button

Ministro das Cidades defende transporte público eficiente e barato

Compartilhar

Agência Brasil

PORTO ALEGRE - O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse nesta segunda-feira que o Estudo do Planejamento Estratégico (EPE) de Integração do Transporte Público Coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre é o passo inicial para os três níveis de governo - municipal, estadual e federal - trabalharem juntos.

- É preciso tornar o transporte público coletivo mais eficiente e racional, com custo menor para os usuários, evitando superposições de linhas, que levam ônibus a percorrerem os mesmos trajetos, uns vazios e outros lotados - afirmou.

Segundo o ministro, a tarifa social também tem que ser discutida, pois um transporte ágil e barato ajuda no sucesso da construção de uma política habitacional.

Ao receber o Estudo, Fortes destacou também a necessidade de criação de um consórcio operacional para gerir o setor:

- Não é mais possível ter pessoas nas regiões metropolitanas, com casa e trabalho, morando embaixo de pontes devido ao preço caro do transporte público.

O Estudo se refere a 2003 e aponta que 1,634 milhão de passageiros usavam, por dia, o sistema de transporte público na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a Companhia de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), a pesquisa propõe um modelo funcional para o futuro sistema de transportes públicos coletivos e oferece, com base em experiências nacionais e internacionais, e na recente legislação federal sobre Consórcios Públicos, uma alternativa para a estruturação institucional do planejamento, gestão e controle do transporte público, por meio da criação de uma entidade única que integre as diversas existentes.