ASSINE
search button

Vinte parlamentares vão ao STF contra aumento

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - Um grupo de cerca de 20 parlamentares contrários ao reajuste de 90,7% nos próprios salários, elevando os rendimentos para R$ 24,5 mil, deve ingressar na tarde desta segunda-feira com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão tomada pelas mesas da Câmara e do Senado.

Segundo o deputado Raúl Jungmann (PPS-PE), o aumento é "abusivo e afronta o sentimento de justiça dos brasileiros". O parlamentar disse que quer ver a reversão da decisão antes que a justiça intervenha no caso.

Jungmann disse ser favorável a um reajuste que reponha a inflação do período, mas não do aumento que alinhe o salário dos magistrados e dos legisladores. - Acho que um aumento plausível seria a reposição inflacionária no período (entre 2003 e 2006), alguma coisa ao redor de 28%. Isso é mais que suficiente para que o parlamentar leve uma vida com dignidade - comentou.

O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) pretende ingressar nesta terça-feira com um projeto de decreto legislativo que propõe a suspensão do aumento e a reabertura da discussão sobre o reajuste a ser adotado. No projeto, ele sugere que a reposição seja baseada na perda inflacionária.