ASSINE
search button

Campanha em Pernambuco incentiva homossexuais a usar camisinha

Compartilhar

Agência JB

RIO - Será lançada nesta terça-feira, no Recife, uma campanha que pretende alertar homossexuais sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, principalmente para evitar contaminação pelo vírus HIV.

A iniciativa é da secretaria estadual de Saúde. Serão afixados cinco mil cartazes e distribuídos 10 mil panfletos informativos, em boates, bares e saunas, visitados por gays, lésbicas e simpatizantes, inclusive em cidades da região metropolitana e interior.

- Uma das principais estratégias para melhorar a prevenção é a informação divulgada de maneira atraente, destaca o coordenador do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, François Figuerôa.

Em Pernambuco, foram contabilizados mais de 10 mil casos de AIDS, desde o início da epidemia em 1983. De 1988 a 1992, cerca de 70% dos indivíduos que contraíam o HIV no estado se declaravam homossexuais. Já entre o período de 1999 a 2005 o índice de pessoas heterossexuais infectadas pela AIDS em todo o estado aumentou para 64%, enquanto que o de homossexuais baixou para 33%.

Mesmo assim, a Secretaria Estadual de Saúde considera o número de homossexuais infectados significativo e por essa razão decidiu reforçar as medidas de prevenção