ASSINE
search button

Seminário discute desenvolvimento sustentável nas cidades do Mercosul

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O desenvolvimento sustentável nas cidades e o desenvolvimento social estão sendo discutidos no seminário internacional Agenda 21 Local e Desenvolvimento Sustentável nas Cidades do Mercosul, que começou nesta segunda-feira em Brasília.

Segundo o secretário de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio AQmbiente, Gilney Viana, no Mercosul, há mais de 200 milhões de pessoas que vivem nas cidades, e são os problemas ambientais dessas populações que devem ser pensados.

- Temos, na verdade, um grande problema socioambiental urbano, que nem sempre é levado em conta. Com isso, temos que refletir sobre os problemas das cidades e sobre a estratégia para enfrentá-los com a Agenda 21, com a gestão ambiental participativa e com uma visão de futuro do desenvolvimento sustentável - disse Viana.

Para o ministro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, que também esteve presente na abertura do evento, é possível aliar crescimento econômico nas cidades e desenvolvimento sustentável.

- Esse é o principal desafio, não só do Brasil, mas de todos os países no Século 21. As tecnologias de transformação da natureza avançaram significativamente e, ao mesmo tempo, é necessário não só preservar, mas valorizar a natureza e recuperar uma parte que foi destruída ao longo do Século 20. Isso não será fácil de fazer, mas é preciso buscar um equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável - afirmou.

Nesta semana, começa em Brasília a Cúpula Social do Mercosul, que terá como tema central o meio ambiente. O representante do Ministério do Meio Ambiente no evento, Pedro Ivo Batista, acredita que é possível os países do Mercosul crescerem preservando os recursos naturais. Esse é o debate no Brasil e em todo o Mercosul.

- Nossos países precisam crescer, porque somos considerados países em desenvolvimento, mas esse crescimento pode ser às custas da degradação ambiental? Esse é o grande tema: crescer preservando o meio ambiente - explicou.

Segundo o secretário, não há como fazer desenvolvimento sustentável sem participação da sociedade.

- Não vamos ter desenvolvimento sustentável, se não tivermos o avanço da consciência ambiental. Por isso, o Mercosul Cidades, o Mercosul Social, essa Cúpula Social do Mercosul é de fundamental importância para as políticas ambientais, no sentido de pensar no país, no continente, e na terra na sua globalidade - disse.

O seminário internacional Agenda 21 Local e Desenvolvimento Sustentável nas Cidades do Mercosul se encerra nesta terça-feira. A Cúpula Social do Mercosul será realizada quarta e quinta-feira (13 e 14).