ASSINE
search button

Pires diz que seria necessário contratar 150 controladores de vôo

Compartilhar

Agência JB

BRASÌLIA - O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Alceu Collares (PDT-RS), que vai coordenar uma comissão externa da Câmara dos Deputados, esteve reunido hoje com o ministro da Defesa Waldir Pires. Segundo ele, Pires avaliou que não poderia confirmar e nem descartar a hipótese de sabotagem como causa da pane que atingiu o controle do tráfego aéreo na terça-feira.

O deputado Carlos Willian, que também esteve na reunião, informou que o ministro Waldir Pires se queixou da falta de suporte técnico para resolver rapidamente o problema. O equipamento é italiano e, segundo o deputado, um técnico francês estava em Manaus e foi a Brasília para resolver o problema.

O ministro disse que, para deixar o controle aéreo em situação satisfatória, seria necessário contratar mais 150 controladores de tráfego aéreo. Mas o ministério do Planejamento autorizou até agora a realização de concurso público para contratação de apenas 64 técnicos. O ministro afirmou que, nos últimos oito anos, foram investidos R$ 6,3 bilhões no sistema de proteção ao vôo.

O deputado Alberto Fraga (PFL-DF) enfatizou na reunião a necessidade de dar um tratamento isonômico entre controladores civis e militares. Dos 2.740 controladores, apenas 20% são civis. Fraga disse que os controladores "estão estressados e fazendo 'bicos' para sobreviver".

Com informações da Agêrncia Câmara