ASSINE
search button

Pane pode ter sido causada por falha humana, diz Dilma

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou na manhã desta quinta-feira que o problema no centro de controle do trafego aéreo de Brasília pode ter sido provocado por falha humana. Segundo ela, o problema que ocorreu não é sério e de simples solução. Conforme informações da Globonews, a ministra descartou ainda a possibilidade de uma sabotagem no sistema, como havia sido cogitado pela Aeronáutica.

- A avaliação feita até agora é de que o problema que ocorreu não é serio, é de simples solução e vai ser superado no prazo mais rápido possível - disse ela.

Dilma ainda afirmou que, desde o início da crise no sistema aéreo brasileiro, o governo colocou a segurança como questão mais importante para ser reparada.

- Mesmo que causasse alguns incômodos - reiterou.

O comando da Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, não descarta a possibilidade de uma sabotagem estar deixando em risco milhares de passageiros em vários aeroportos. Depois da pane no sistema de rádio, aeroportos de todo o País passaram a registrar novos atrasos e cancelamentos. Em alguns deles, o tempo de espera chegou a mais de 24 horas.

O coronel da reserva da Aeronáutica Franco Ferreira, especialista em segurança de vôo, também suspeita de sabotagem. Para ele, uma das hipóteses seria a retaliação dos controladores de vôo após verem seus colegas apontados entre os causadores do acidente entre o jato Legacy e o boeing da Gol, em outubro.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, negou.

- Nós não faríamos isso - garantiu.