ASSINE
search button

Pernambuco lança manual para profissionais e usuários do SUS

Compartilhar

Agência Brasil

RECIFE - Os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco vão ser receber um manual com informações sobre locais credenciados para consultas, exames e especialidades médicas, disponíveis nos 185 municípios do estado. A publicação, com 220 páginas, pioneira no país, está sendo lançada netsa segunda-feira pela Secretaria estadual de Saúde.

O livreto reúne telefones e endereços das farmácias e óticas do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), hospitais, centros de apoio psicossocial, centro de especialidades odontológicas, unidades do Laboratório Central do estado, postos do programa Saúde da Família, locais de distribuição de medicamentos gratuitos e outros serviços.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Modernização da Secretaria estadual de Saúde, Tadeu Grando, a idéia é orientar os usuários do SUS da mesma maneira que os catálogos dos planos de saúde privados.

- Assim como os planos de saúde têm seus guias de referência, queremos que a população dependente do SUS saiba onde tem aquela especialidade médica, o exame específico, quais as referências públicas para todo tipo de doença. Tudo de uma forma bem simples e fácil de consultar - destacou.

Grando disse que a proposta é facilitar o conhecimento da rede pública de saúde, que dispõe de 772 unidades no estado, com 140 especialidades. De acordo com ele, é a segunda rede do país, ficando atrás somente da do Rio de Janeiro. Inicialmente, serão distribuídas cinco mil cópias do livreto em hospitais, policlínicas e postos de saúde, além de secretarias municipais.

Na segunda fase, o manual vai ser repassado também aos usuários. Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, o SUS beneficia atualmente 90% do total de 8,5 milhões de cidadãos pernambucanos.