ASSINE
search button

Infraero alerta para atrasos em aeroportos no fim de ano

Compartilhar

Agência JB

RIO - Os passageiros que forem utilizar os aeroportos do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória durante as festas de final de ano podem esperar atrasos de até uma hora e meia, por causa do aumento do fluxo de usuários nesse período. A expectativa é do superintendente da Área Leste da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Pedro Azambuja.

Responsável pela administração dos aeroportos dessas três cidades, Azambuja explicou que esse tipo de atraso é comum no final do ano. Mas disse não esperar que atrasos muito maiores, como os que aconteceram ao longo do mês de novembro, em que alguns vôos atrasaram mais de dez horas, voltem a ocorrer.

- Entendendo que já estamos com a situação normalizada. Poderemos ainda ter algum acúmulo, que vem com a alta temporada e que é quase que um procedimento normal. Atrasos de uma hora, uma hora e meia na alta temporada são até normais. O que não se admite são os atrasos excessivos, de três, quatro horas ou mais, disse.

Segundo o superintendente da Infraero, as ações adotadas pelo governo já estão surtindo efeito na redução dos atrasos nos pousos e decolagens. Entre as medidas citadas por Azambuja estão a criação de um centro de informação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a contratação de novos controladores de vôo e a criação de uma rota alternativa, que usa exclusivamente o litoral para vôos que antes passavam pelo centro do país, o que deverá desafogar o sobrecarregado centro de controle de Brasília (Cindacta 1)